segunda-feira, 25 de junho de 2012


Relatório do Aeromodelo

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                                 1- Descrição 

Nós, alunas do 1º ano, estamos realizando um aeromodelo baseado no Kit do Mokito, o qual teriamos que fazer algumas modificações para usar na competição. Decidimos então, modificar a asa do avião. Quebramos a cabeça para descobrir algo que seria leve e bom para o vôo e então optamos pelo isopor.

                                 2- Tabela de Teste


Testes
Descrição
Tempo de vôo

1o


Foi feito o teste ainda com a asa original do Kit do Mokito, o avião voava e girava no ar.


           
            3,5 segundos


2o

Tentamos fazer o avião voar com uma asa que fizemos, de cartolina, mas não deu muito certo. O avião teve dificuldade para decolar.



1,5 segundos


3o

Finalmente testamos com a asa de isopor, o avião decolou normalmente, mas não teve o desempenho como o com a asa original do Mokito. 


           
         3,0 segundos

                                3- Conceitos físicos 

* O efeito de Bernoulli - é o efeito que é creditado para levantar um avião do chão. Bernoulli observou que à medida que o ar se move, sua pressão cai. Isto é verdade para o ar, água, ou qualquer outro líquido. Quanto mais rápido o ar se move, mais a pressão cai.
* Empuxo - O Empuxo representa a força resultante exercida pelo fluido sobre um corpo. Como tem sentido oposto à força Peso, causa o efeito de leveza.
* 3º lei de Newton, lei da ação e reação- para toda força existe uma outra de mesma direção, mesmo módulo e sentido contrário. Ou seja, a força que o avião aplica sobre o ar é a mesma que o ar aplica sobre ele, pra mante-lo em vôo. 
* Sustentação - Quando um avião se desloca pelo ar, ocorre um fenômeno na sua asa que irá produzir uma força para cima, sentido inverso ao peso. O perfil da asa ou aerofólio tem comprimentos diferentes na parte superior e na parte inferior devido ao seu formato, possibilitando que duas partículas de ar percorrendo tais comprimentos ao mesmo tempo, conseqüentemente tenham velocidades diferentes. A física explica que o aumento da velocidade de um fluído pelas paredes de um tubo, provoca um aumento da pressão dinâmica (ar em movimento) e uma diminuição da pressão estática (ar em repouso), originando uma força. Então, tal diferença de pressões estáticas será a responsável por criar uma força perpendicular a superfície da asa, chamada de RESULTANTE AERODINÂMICA, agindo no chamado centro de pressão, tendo como sua componente vertical, a força de SUSTENTAÇÃO.
* Arrasto - O arrasto é uma força aerodinâmica devido a resistência do ar, que se opõe ao avanço de um corpo. 
* Força peso -  O peso está relacionado com a força da gravidade, a qual atrai todos os corpos que estão no campo gravitacional terrestre. Não existe nenhuma forma de alterar esta força, então é preciso cada vez mais aperfeiçoar as aeronaves, para sempre respeitar as leis da natureza.  O peso é um fator muito importante nas operações de pouso e decolagem, pois um avião muito pesado irá precisar de maior comprimento de pista para decolar, para conseguir velocidade suficiente visando a sustentação para anular o peso, sendo assim, aviões maiores são impedidos de operar em certos aeroportos. O mesmo acontece na aterrissagem, pois deve-se respeitar a lei da inércia. 
Lei da inércia -  Ela quer dizer simplesmente que um corpo em repouso não se moverá, a menos que uma força seja aplicada a ele. Se ele estiver se movendo a uma velocidade uniforme e em linha reta , para que sua velocidade seja alterada, é necessário que uma força a ele seja aplicada. Uma vez que o ar tem massa, ele constitui um "corpo" de acordo com a lei. Quando uma aeronave está no solo, a inércia mantém a aeronave em repouso. Um aeromodelo sai do seu estado de repouso através da força de empuxo criada pela o impulso de nossas mãos. Quando ela está voando em linha reta e à velocidade constante, a inércia tende a mantê-la em movimento. Uma força externa é requerida para mudar a atitude da aeronave.

                 Foram usados os seguintes sites para a pesquisa dos conceitos :
  *  http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.yale.edu/ynhti/curriculum/units/2003/4/03.04.02.x.html

 * http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01043/20031/Andre/index.htm

 * http://ninja-brasil.blogspot.com.br/2011/03/teoria-de-voo_10.html      
                            4- Problemas e soluções 



Problemas


Solução
  
Tivemos dificuldade em achar um material bom para fazer a asa.


Procuramos e até agora achamos o isopor. Mas estamos a procura de novos materiais para novas asas e melhorias no aeromodelo. 

   
Fizemos uma asa de cartolina, mas a mesma deixou o avião com uma dificuldade de decolar.


Procuramos trocar a asa, e fizemos uma nova de isopor. 


                            5- Conclusão

Estamos cada vez mais nos esforçando para melhorias no nosso aeromodelo. Tais como a asa e o percurso reto e duradouro sobre o ar. Aprendemos também muitas coisas durante esse período, como os conceitos físicos que explicam como o avião se mantém no ar, alguns novos para nós, como o  efeito de Bernoulli, empuxo, sustentação e arrasto. E foi ai que percebemos que a física está mais presente na nossa vida do que imaginamos.



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